Nihon no Sekai – Berserk

Olá pessoas, aqui desta vez é o Wesley Pires seguindo com a seção “Nihon no Sekai”. Porém hoje este espaço será dedicado a mostrar uma das melhores obras, tanto em anime quanto em mangá, chamada Berserk.

Berserk foi criado por Kentaro Miura e começou a ser publicado em 1988 em uma pequena história piloto onde eram mostrados poucos personagens em uma história diferente da original (mas suficiente para receber premiações). Depois de tanto sucesso, em 1990 foi publicado o primeiro volume do mangá, começando o que viraria, em anos futuros, uma obra com enorme base de fãs por todo o mundo.

A história de Berserk tem como protagonista Gatts (chamado de “Espadachim Negro” em virtude de suas vestes de cor negra) que possui uma espécie de “espada” de aproximadamente 2 metros chamada “Dragon Slayer”. Além da “espada” ele é portador de um braço mecânico embutido em um canhão superpotente, uma besta de repetição que se acopla facilmente em seu braço, bem como algumas mini-bombas, adagas, flechas, etc. Mas, para que ele carrega tudo isso? Para lutar contra demônios. No início da história, vemos ele chegando em uma cidade à procura de um desses demônios, até que conhece Puck (um elfo com poderes curativos) que acaba se tornando companheiro (?) de Gatts em suas viagens.

GATTSUtrolls
Gatts e sua humilde “espada”

Após algum tempo, a história do Gatts antes dele se tornar o Espadachim Negro começa a ser mostrada e outros personagens também são revelados como Griffith, líder do grupo conhecido como “Bando do Falcão”, e alguns de seus membros como Caska (a única mulher do grupo possuidora de grandes habilidades), Judeau, Pippin, Rickert, Corkus entre outros. Griffith carrega consigo um estranho artefato chamado de Behelit, artefato que será decisivo na formação do caráter de Gatts.

Band_of_the_hawk
Bando do Falcão

A passagem do tempo em Berserk é algo notável, tanto na história em si quanto na melhoria do traço do artista. A profundidade que o autor dá às histórias dos personagens, tanto os principais quanto os secundários,  não é algo que vemos em qualquer obra já que cita, com detalhes, o porquê deles seguirem o que acreditam. Outra característica do mangá é que, apesar de ter todo um clima pesado e sombrio, há sempre momentos engraçados, normalmente protagonizados pelo elfo Puck apaziguando um pouco o clima tenso que perdura por toda a série.

Traço antigo vs Traço atual
Traço antigo vs Traço atual

Para aqueles que preferem animes, o fato de Berserk estar “incompleto” nessa mídia será a motivação para se migrar para o mangá, a fim de saber o desfecho dos acontecimentos mostrados.