Nihon no Sekai – Dia do Namorados no Japão

Aew galerinha, o amor está no ar nas terras nipônicas. Sim, no dia 14 de fevereiro foi comemorado lá no Japão o dia dos namorados. Mas vocês se perguntam “como se o dia dos namorados é dia 12 de julho?”

No Japão, o dia dos namorados é comemorado no Valentine’s Day, assim como nas terrinas do Tio Sam. Tudo começou em 1958 quando uma companhia de doces importou a idéia dos Estados Unidos, por isso também é mantido o dia 14 de fevereiro.

Honmei Choco

Mas no Japão as coisas são um pouco diferentes. Lá leia se bem dia dos “Namorados”, ou seja, só os namorados ganham presentes, que normalmente é chocolate ou algo feito com chocolate. Os chocolates que são dados para os namorados, colegas de escola e trabalho, chefes, professores, entre outros, são diferenciados pelo nível dos chocolates. Os chocolates baratinhos são dados para colegas de escola e trabalho, os que são um pouco mais caros vão para os chefes e professores, e os melhores chocolates ou feitos em casa, ou doces que levam chocolate feito em casa são para os namorados ou para quem a garota esteja apaixonada, tornando

Giri Choco

uma declaração de amor de cacau.

Cada tipo de chocolate recebe um nome:

Honmei Choco (本命チョコ –  Chocolate de Intenção Verdadeira) É dado à pessoa por quem esteja apaixonada.

Giri Choco ( 義理チョコ – Chocolate de Convivência Social) Oferecido aos conhecidos, colegas de trabalho, clientes, como uma forma de gratidão.

Family Choco(ファミリーチョコ – Chocolate de Família) Com o amor e afeto maternos, é oferecido ao marido e filhos.

Honmei Choco

Tomo Choco (友チョコ – Chocolate de Amizade) Oferecido às amigas, como demonstração de amizade.

Antigamente, a maioria dos presentes era Honmei Choco, mas atualmente devido a propagandas comerciais e publicidade o Giri Choco está geralmente ultrapassando o numero de presentes, e pensando bem é até lógico, pois o que você tem mais, pessoas que se está apaixonado, familiares ou colegas de trabalho e/ou colégio?

Mas garotas, antes de levantarem das cadeiras e gritarem “mas é muito machismo, quem eles pensam que são”, um mês depois no dia 14 de março existe o “White Day”, que é o Dia das “Namoradas”onde desta vez são garotos que dão presentes para as namoradas, colegas de escola e/ou trabalhos e etc. A diferença é que o chocolate é normalmente branco, e também nem todos os garotos retribuem.

Ai vocês me perguntam, como ficam os casais homossexuais japoneses nessa história? Respondo pra vocês que tantos garotos que gostam de garotos, quanto meninas que gostam de meninas ganham chocolates Honmei Choco nas duas datas dos seus respectivos namorados. Mas antes mesmo de fazer a declaração eles se certificam que o amado (a) joga no mesmo time, se é que me entendem.

Uma nota importante a se fazer sobre a cultura japonesa, e para vocês entenderem porque os doces caseiros são tão ou mais importantes que chocolates caros, ou qualquer coisa que se compre. No Japão eles valorizam muito a manufatura, ou o “feito em casa”, pois qualquer um pode ir à loja comprar, mas precisa gostar mesmo da pessoa pra se dar ao trabalho de fazer, e eles sempre dão seu melhor nesses casos. Por isso vemos muitas fotos na internet de marmitas (que lá chamam de “bento”) cada vez mais caprichados e com formas e cores cada vez mais bonitos. Isso tudo por darem valor e dedicação ao fazerem as coisas, principalmente as pessoas que amam.

see you next time

Então, tenham um excelente Valentine’s Day, muito chocolates para vocês , e nos vemos na próxima.

Fontes :

http://www.nipocultura.com.br/?p=10

http://www.acbj.com.br/alianca/palavras.php?Palavra=138

http://homepage2.nifty.com/~castanha/holidayp3.htm

http://mtv.uol.com.br/blognoie/blog/14-de-fevereiro-%C3%A9-dia-dos-namorados-no-jap%C3%A3o

http://www.noticiasdobrasil.com.br/feriados.htm

http://meujapao.blogspot.com/2006/02/chocolate-s-para-os-meninos.html

http://japas.wordpress.com/2008/06/12/dia-dos-namorados-no-japao/

  • Uma ótima referencia é no mangá Love Hina, onde as moradoras da pensão dão chocolate para o Keitarô e ele estava se esforçando para fazer um para Narusegawa, que é a paixão dele. E isso acontece duas vezes no mangá. E como não dá outra, todas as garotas da pensão davam chocolates para o Keitarô. Foi uma ótima referência, bela lembrança Dragão.

    • Tohno_Shiki

      Não quando seu apelido no ensino médio era Keitarô, antes de perguntar não fiz o meu próprio chocolate. Lembrando cuidado com as garotas que te dão um bomobom de R$0,50 e querem o mundo no white day.

  • Muito divertido o texto cara! ^^

    Desde sempre, eu geralmente 'comemoro' – ou melhor lembro – do Valentine's Day. Mas como nerd, eu vivia solteiro, então não aproveitava a data.

    Desde o ano passado, Kell e eu sempre nos damos chocolate, dentro e fora da data, para lembrar que nossa vida é doce. Há!

    Abraaaços!

  • Todo anime tem esse tipico episódio do dia dos namorados só para mostrar que o personagem principal é um zé ruela fudido que ninguém dá a minima para ele, tirando o par romântico ou no caso dos animes harém, ter um "cat fight" entre as meninas que querem dar um chocolate ao protagonista loser.
    Eu sempre me pergunto se no Japão as meninas se menosprezam tanto para sempre ficam dando um monte de chocolates para o popular de turma e ficar seguindo o cara gritando "nhannn" em qualquer lugar que ele vá.

  • Claudio, O Drag&atil

    Basicamente não, mas é como se fosse, é o conceito do estrapolação da realidade saca, como nos desenhos animados tipo simpsons e family guy, que eles exageram a realidade para ficar obvio o que sutil e pouco perceptivel saca.

    mas isso é uma coisa pra ajudar a entender a cultura japonesa , que é extremamente diferente da nossa tanto os abitos como o pensamento do pessoa como ser individual e do coletivo ou seja a sociedade japonesa.

    e isso da uma discução interminavel, não quer dizer que uma é melhor outra pior somente diferente.

  • Claudio, O Dragão Dourado

    Basicamente não, mas é como se fosse, é o conceito do estrapolação da realidade saca, como nos desenhos animados tipo simpsons e family guy, que eles exageram a realidade para ficar obvio o que sutil e pouco perceptivel saca.

    mas isso é uma coisa pra ajudar a entender a cultura japonesa , que é extremamente diferente da nossa tanto os abitos como o pensamento do pessoa como ser individual e do coletivo ou seja a sociedade japonesa.

    e isso da uma discução interminavel, não quer dizer que uma é melhor outra pior somente diferente.

  • ADDORO!

    Bem legal falar disso Dragão! Valentines Day realmente é muito cute no Japão. hahaha

    Nos Estados Unidos é bem legal também…a galera troca uns docinhos em forma de coração e talz…super fofo! ^^

    Esse ano esqueci de dar chocolate pros meus amigos… que saco ://

    OmegaBeijos! ;*

  • Zigga

    Dragão, eu te odeio por fazer esse post. Sério.

    Não, não tenho nada contra o Dia dos Namorados, nem nenhuma de suas ramificações. Acho até uma data bonita pra mostrar que você gosta de alguém.

    MAS PORRA, OLHA ESSE MONTE DE FOTO DE CHOCOLATE.

    EU QUERO COMER TUDO, TUUUUUDOO!!! Monte de chocolates lindos e bem-feitos e deliciosos e…

    GAAAAAH, agora eu quero comer chocolate e não posso! Maldito seja você, Cláudio!

    PS: O artigo foi bacana, bem escrito, bem explicadinho… MAS AAAGH, EU QUERO CHOCOLATE!