Culinária Serrana – Parte I

Olá, pessoas, aqui quem escreve é o Fábio “Demo” Moraes e estou iniciando uma nova coluna aqui no Omega Station, onde eu vou dar a MINHA opinião sobre os mais diversos assuntos.

Moro em São Paulo há cerca de 7 anos e não me arrependo de estar imerso nessa profusão de cultura (em especial a culinária). Apesar de a minha cidade (Belém do Pará) ser inigualável com suas saborosíssimas receitas indígenas, aqui em Sampa a gente é bombardeado por todo um livro de receitas mundial (se você souber onde procurar, é claro).

Neste mês de julho viajei para Campos do Jordão (o mais alto município brasileiro, localizado na Serra da Mantiqueira) e neste review (dividido em duas partes) eu falarei das comidas que experimentei em Campos. Não preciso mencionar a miríade de tipos de chocolates ou os famosos Fondues do local, mas em diversas ruelas da pequena cidade serrana podem ser encontradas verdadeiras pérolas gastronômicas.

Bia Kaffe

Era uma manhã fria de julho (mas não tão fria assim este ano por conta do maldito aquecimento global) e, em uma suave ladeira do bairro do Capivari (o mais badalado da cidade), descobri uma pequena porta rústica de madeira. Um esquilo esculpido em uma placa de madeira encimava a entrada e mostrava o número do local, e um olhar curioso para o interior abriu meu apetite.

O lugar se chama Bia Kaffee. Com pequenas mesas de madeira decoradas com muito bom gosto, quadros mostrando paisagens alemãs (ou mostrando os prêmios conquistados pelo restaurante) e uma vitrine cheia das mais deliciosas tortas me convenceram a pedir uma mesa. O cardápio escrito em alemão e muito bem traduzido para o português logo a baixo de cada item me animou também já que sou fascinado por chucrute (um tipo de repolho em conserva). Nos poucos dias que permaneci em Campos, fui duas vezes ao local:

Na primeira pedi meio prato de Cervela Wurst mit Sauerkraut, um salsichão vermelho tipo Cervela (que é feito com carne crua e não cozida) acompanhado de chucrute e purê de maçã (combinação não presente no cardápio, mas que a garçonete de vestes típicas prontamente aquiesceu em mandar a cozinha preparar) e uma fatia de cheesecake de damasco. Ambos deliciosos, o chucrute bem temperado com pouca pimenta e bastante bacon e o purê de maçã complementando absurdamente o prato (sempre eu recomendo misturar os dois ao comer), o Cervela lembra o gosto de uma salsicha defumada; os damascos estavam frescos e muito saborosos e a massa do cheesecake foi apresentada no ponto (suave e um pouco esfarelenta).

Cheesecake de Damasco

Na minha segunda ida ao restaurante provei o Kassler mit Sauerkraut und Kartoffel, carne de porco cozida e defumada com chucrute e batata cozida, e a Torta dos Esquilos de sobremesa. Eu não sou dos maiores fãs de carne de porco, mas essa estava excepcional, macia, suculenta e levemente condimentada. A Torta dos Esquilos (assim chamada por incluir em sua receita 9 tipos diferentes de nozes e frutas secas e ganhadora de melhor sobremesa da casa por algumas revistas) achei muito supervalorizada, ela parece uma barra de Nutri gigante, seca e fibrosa, não gostei.

Kassler mit Sauerkraut

Para resumir, o Bia Kaffee é muito bom e merece ser visitado quando se for a Campos do Jordão.

Ficarei por aqui e não percam a segunda parte da Culinária Serrana.

Um abraço do Fábio e até outro review.

Bia Kaffee
www.biakaffee.com.br
Rua Isola Orsi, 33 – Capivari – Campos do Jordão.
Telefone: (12) 3663-1507.