Omega Debate – Inicio de um Podcast

Olá pessoas. Como podem ver, fiquei um tempo sem postar nada, além de podcasts. Resolvi escrever um pouco sobre podcasts, em uma matéria que irei dividir em 4 ou 5 textos pequenos, falando de diferentes aspectos em cada um deles. Neste primeiro texto irei citar algumas coisas recorrentes quando se começa o planejamento de um podcast. Só lembrando que este texto expressa apenas meu ponto de vista, e não serve como tutorial ou algo similar que o MetaCast faz. Fiquem à vontade para debater e discordar.

"E aí galera, está começando mais um Omegacast!"

Vejo muito pessoal se preocupando por não ter um publico alvo ou um foco definido para poder criar um podcast, porem a meu ver a prioridade não é criar um foco, e sim reunir um numero de pessoas que gostem de conversar, que tenham opinião formada e que desejam mostrar suas opiniões para o publico. De que adianta saber para qual publico será o seu cast, se os participantes não sabem como levar a ideia ao seu publico?

Quanto à temática, não se importe se já existir outro cast com o mesmo foco. O foco é o mesmo, mas as pessoas que transmitem as idéias são diferentes, este é um ponto. Porem se esta concorrência incomoda você, crie algum diferencial que faça o ouvinte sempre visitar você, mesmo que ele ainda escute o podcast X ou Y. Aliás, aceite um fato: são poucas as pessoas que ouvem apenas um podcast, devido à enorme gama de podcasts existentes. Se conforme, exclusividade neste meio é algo bem difícil.

Atenção é dificil de se conseguir...

Outra coisa que eu vejo em N podcasts é a capacidade de não absorver todas as formas de feedback mandadas pro ouvintes. É fato, se é feito algo para o publico e quando se fala algo como “mande emails para a gente”, é subentendido que você está aberto a sugestões e pode vir a melhorar com as criticas recebidas. É absolutamente normal um podcast morrer se ele não aprender a melhorar com as criticas.

Só para encerrar esta primeira parte do texto, há outras coisas a serem respeitadas, como prazos de entrega do áudio, formatos, feeds (caso seja interessante para os ouvintes, pois eu não uso feed, mas sei que é importante), entre outros pormenores opcionais, como banner no arquivo de áudio. Pronto, este é o meu olhar quanto aos que desejam começar um podcast.

Ah, e não seja um Wesley, compre um microfone decente e tenha uma net razoável.

Podcaster Profissional...NOT!