Animação – Para que serve o amor?

“Pra que serve o amor?

A gente conta todos os dias

Histórias insensatas

Pra que serve amar?”

Assim começa a música interpretada pela cantora francesa Edith Piaf e por Theo Sarape, que serve de background para o curta animado “A quoi çà sert l’amour” de Louis Clichy, hoje animador da Pixar, e que já fez parte da equipe responsável pelos filmes UP e Wall-E.

A animação ilustra de maneira bem dinâmica e divertida o que seria o amor a partir do dia-a-dia, citando coisas como o primeiro encontro ao acaso, brigas, separações e reencontros de um jovem casal de Paris.

No clima inspirado pelo dueto Frances, o casal parece digladiar para entender e chegar à resposta tão sonhada, para que afinal serve o amor? Para no final, percebendo que foram feitos realmente um para o outro.

Em uma entrevista, Louis responde o motivo de ter gostado trabalhar no curta e porque foi tão bem recebida na França e na internet.

Entrevistador: O seu curta-metragem “A quoi ça sert l’amour” ficou muito famoso na França e através da Internet. A qualidade do storyboard e o ritmo são fabulosos. Pode-nos contar um pouco de seu processo para alcançar tal um passeio?

Louis: Eu gostei de “A quoi ca sert l’amour”, porque tem uma construção emocional enorme, pois a música em si já faz uma base fantástica para trabalhar. É basicamente um dueto entre uma menina e um menino que luta sobre a questão de: o que é o amor? Isto traz questões engraçadas para ilustrar.

É uma animação bem conhecida, mas vale apresentar a quem nunca viu e relembrar aos aficionados que não deixam passar um vídeo do You Tube.

 

“Eu, eu escutei dizer

Que o amor faz sofrer

Que o amor faz chorar

Pra que se serve amar?”