Nihon no Sekai – Natal

Aew galera , finalmente voltando com a Nihon no Sekai. Primeiramente pedindo desculpas por algum tempo sem escrever, pois muito trabalho  e pouco tempo não ajudam muito, não é? Mas sem enrolação, vamos  descobrir como é o Natal no Japão.

Quando pensamos em natal aqui no Brasil, associamos à festas da família, programações especiais na TV durantes semanas, até o mês inteiro, a ceia de natal, todo mundo se abraçando, presentes, mais ceia, etc. Tá certo que poucos lembram de Jesus Cristo (ou como a maioria das religiões querem acreditar), que seria o real motivo da comemoração, mas deixemos pra lá, pois isso é outra assunto pra outra hora.

Mas lá no Japão a história é um pouco diferente, pois como somente 1% da população é cristã, a data em si é basicamente comercial. O natal foi apresentado aos japoneses pela primeira vez no século 16, com as navegações chegando ao Japão e com os missionários jesuítas portugueses, mas se tornou mais popular depois da 2º Guerra Mundial com os americanos. Eles comemoram somente no dia 24, e não é feriado, por 2 motivos básicos: primeiro pela data não representar tanta coisa assim pro povo japonês como já dito, e segundo porque dia 23 de  dezembro é aniversario do imperador Akihito, ou seja, feriado.

Inicialmente o natal no Japão era uma época dos namorados, onde os casais saiam, jantavam em restaurantes caros e se hospedavam em hotéis luxuosos pra ter aquela noite romântica e tudo isso regado com bastante champanhe (que custava todo salário mensal de um trabalhador médio). Mas isso mudou  depois da década de 80, por conta das recessões econômicas, e eles começaram a fazer uma comemoração mais caseira, onde atualmente 60% dos japoneses comemoram o natal na sua própria casa ou na casa de amigos, sendo uma comemoração mais informal apenas para juntar os amigos em casa pra comer. É também costume se dar presentes as crianças, deixando ao lado de suas camas e em meias de natal. Um fato curioso é que as crianças japonesas acreditam no Papai Noel, mesmo sabendo que ele não é japonês. Uns acreditam que ele leva embora as crianças más, assim como o velho do saco, além de alguns garotos acreditam até que papai Noel é um robô gigante.

Outra coisa que é bem diferente é o que geralmente eles comem.  Um prato muito consumido é o karaage, que é frango frito temperado, o que não deixa duvidas que foram os americanos que popularizaram a data por lá não é mesmo? Porem é tão consumido que a KFC faz comerciais específicos para a data, como esse:

 

Contudo uma das estrelas do natal por lá é um prato que já apareceu em dezenas de animes chamado kurisumasu keeki ,que é basicamente o jeito japonês de falar Christmas Cake (bolo de natal, em português) . É um bolo de pão de ló recheado com morango e chantily, e coberta com alguns enfeites natalinos comestíveis.

Antigamente os japoneses usavam a expressão “Kurisumasu Omedetou”,  que significa algo como “parabéns pelo natal”.  Pode soar meio estranho para a gente, mas é compreensivo já que não era costume deles, mas atualmente eles já usam o “Merii Kurisumasu”, o modo deles falarem “Merry Christmas”, ( Feliz Natal, em português).

Espero que tenham aproveitado essa matéria, e descoberto como é o natal nas terras nipônicas. Então,  Merii Kurisumasu  e See You Next Time.

See You Next Time

Fontes :

http://www.linguajaponesa.com.br/natal-japones-e-feliz-natal-em-japones.html

http://pdacinho.onegaibr.com/articles.php?lng=pt-br&pg=235

http://diariojapones.blogspot.com/2006/12/natal-no-japo.html

http://www.japaoemfoco.com/natal-no-japao/

http://www.japaoonline.com.br/pt/nataleanonovo.htm