Nihon No Sekai – Tokusatsu Project 05 – Henshin Hero

Aewwww galera, é ressuscitada a coluna Nihon no Sekai, depois de algum tempo sem escrever devido a inúmeros fatores. Porem nesse retorno a coluna mostra um dos dois gêneros de tokusatsu que faltam ser citados por aqui, o Henshin Hero.

Por definição Henshin Hero (ou Other Hero) é qualquer tokusatsu que há alguma espécie de transformação (afinal henshin significa “transformar”), que não são gigantes, não ser de nenhuma franquia especifica como Metal Hero, Kamen Rider ou Super sentai, e também pela categoria não ter sido feito pelas produtoras ou por não receberem uma classificação das mesmas. Por exemplo, a Toei que produziu alguns henshin heroes como Spiderman , Machineman, Biocrossers e National Kid.

Por não serem de uma franquia ou terem moldes ou padrões, este gênero é bastante usado como experimento para gerar novas franquias, ou simplesmente contar uma história com mais liberdade. São extremamente poucos os henshin heroes que tem continuações, e dentre eles o mais recente é o Tomica Hero, que gerou o Tomica Hero : Rescue Force e Tomica Hero : Rescue Fire.

Como nesse estilo as histórias são mais livres, existem desde as bizarrices como UFO Daisensou Tatakae! Red Tiger às histórias muito boas como Ogon Kishi Garoe também entram na brincadeira as adaptações de mangás como Kikader ou Pretty Guardian Sailor Moon , ou seja tem pra todos os gostos e todo o tipo de história. Exemplo disso é Mahora Sentai Baka Rangers, uma sátira que apareceu no mangá/anime Negima, e depois do sucesso virou anime e depois um tokusatsu.

Como essa classe é mais livre e não existem tantos textos oficiais eu prefiro classificar como Other Hero para ficarem menos confusas as subclassificações como:

Classic Heroes: São os primeiros tokusatsus que não tinham franquias definidas ou os estúdios não seguiram no ramo, mas fazem parte das primeiras gerações de tokusatsu, geralmente antes de 1975;

Henshin Heroes : São tokusatsus que não tem uma franquia definida, de pessoas de tamanho normal, às vezes usando robôs ou maquinas e que os protagonistas são homens;

Henshin Heroine: São tokusatsus que não tem uma franquia definida, de pessoas de tamanho normal, às vezes usando robôs ou maquinas porem com mulheres como protagonistas;

Esper

No Brasil vários henshin heroes fizeram sucesso em diferentes épocas. Perguntem para seus pais, pois com certeza eles lembram com carinho do National Kid, e quem é só um pouco mais velho lembra do Lion Man e  o Lion Man Branco, ou quem assistia a TV Gazeta o Kousoku Esper (Ésper da Velocidade da Luz), mas esse pouca gente assistiu. Mas é da geração Manchete que vem os clássicos a serem relembrados, como Machine Man, Biocrosses, Patrine ou o mais clássico de todos: Cybercops. Contudo não só do passado que vive os henshin heroes no Brasil pois em 2009 na Rede TV passou Madan Senki Ryukendo traduzido como Crônicas Mágicas Ryukendo sendo exibido na integra, diferente de alguns desses gêneros de tokusatsus exibidos no Brasil.

Acho que deu pra vocês entenderem mais um pouquinho sobre esse gênero , curtam a coluna, comentem e See You Next Time.

See You Next Time

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tokusatsu

http://pt.wikipedia.org/wiki/Garo

http://en.wikipedia.org/wiki/Henshin

http://www.henshinhalloffame.com/henshinhero.htm

http://otakuworldnews.wordpress.com/category/henshin-hero/

http://www.tokubrasil.com/2010/index.php?option=com_content&view=category&id=38&Itemid=75

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicrossers

http://retrotv.uol.com.br/esper/index2.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Madan_Senki_Ryukendo

http://tatisatsu.blogspot.com/2011/05/mahora-sentai-baka-rangers-o-super.html

http://retrotv.uol.com.br/esper/index2.html