Jogos, gêneros, dinheiro e o Opost!

Com o passar do tempo, os jogos de videogame evoluíram, passaram a ter elementos de jogabilidade complexos, ganharam ramificações de gênero historias dignas de grandes filmes. Mas um bom jogo é feito só de bons gráfico ou então de boas Histórias ?

Beat’m up, Shoot’m up, Fps, Rts, Sandbox e muitos outros gêneros estão presentes no leque de variedades que o mundo dos jogos abriu. Mas não ó de bons jogos viverá o gamer, assim se fez e assim se faz. No inicio, poucos pixels eram responsáveis por horas de diversão. As muitas limitações no processo de produção de um jogo faziam os desenvolvedores criarem alternativas e transformarem a limitação em uma criação única.

Hoje, as publisher e desenvolvedoras de jogos pecam em pensar que um jogo vai ser grande tendo apenas uma historia extensa ou uma física inovadora. Esperando o retorno de milhões de dólares investidos na criação de novos jogos, as desenvolvedoras acabam inserindo elementos desnecessários, com fim de tornar os jogos mais rentáveis. O medo de investir em novas ideias está transformando o mercado de Games em um grande clichê. Não critico as desenvolvedoras nesse ponto, tudo que elas querem é lucrar e estão mais

 

 que certas nisso. O problema está no fato de que a maioria dos jogadores acaba sendo prejudicado. Atualmente, na minha opinião de merda, o grande destaque no mundo dos jogos tem sido os Indie Games, onde ocorre a maioria das inovações. 

Gostaria de deixar explicito que não acho todos os jogos de hoje ruins, mas sim uma pequena parcela que erra, pensando estar acertando. Felizmente hoje, assim como antigamente, também existem grandes destaques , mas não vou fazer uma lista. Quero destacar que esse texto pode não ser conclusivo e serve apenas com uma forma de desabafo.

Fico por aqui essa semana e espero voltar na próxima com mais algum assunto aleatório controverso.