Aew Galera! Estou aqui ressuscitando a minha coluna. Desta vez com um assunto bem bacana, que são as Onsens ou as famosas fontes termais japonesas.
Me digam quem ao ver em um anime ou tokusatsu uma Onsen nunca ficaram morrendo de vontade de visitar uma daquelas fontes termais?! Muitos Onsens ficam dentro de casas de banho públicas no Japão e estão espalhados por quase o pais, porem grandes fontes tem hotéis e pousadas que oferecem vários serviços e comidas típicas, como frutos do mar e vegetais cozidos no vapor das fontes. Com certeza um atrativo a mais.
Diferente das fontes termais ao redor do mundo, onde a temperatura mínima da água para se ser considerada fonte termal é 21ºC, no Japão a temperatura mínima é 25ºC. Normalmente as fontes termais são procuradas no Japão e no mundo por efeitos medicinais, já que a origem da àgua vem próxima às camadas mais profundas da costa terrestre, a água vem com muitos minerais e com essa temperatura elevada contribuem para alívio de stress, dores, etc. Inclusive os samurais acreditavam que as feridas cicatrizavam mais rápido com as àguas quentes.
Historicamente muitos senhores feudais defendiam o uso destas fontes termais para uso medicinal, como o senhor feudal do século 16, Takeda Shingen que usava fontes escondidas para seus samurais, para que não fiquem desprotegidas nesse momento vulnerável. Mais tarde essas fontes termais foram conhecidas como as fontes secretas de Shingen. Mas também existem lendas envolvendo Onsens, como o Wakura Onsen, que segundo a lenda foi descoberta por uma garça, supostamente vista se banhando nesta fonte por um casal de pescadores, ou a Yamanaka Onsen,que segundo a lenda foi descoberta por um monge que em sua peregrinação teve um sonho onde Yakushi-nyorai indicava a localização deste Onsen.
Hoje no Japão muitas fontes termais são grandes pontos turísticos não só pelas propriedades medicinais e relaxantes, mas também por estarem em belas paisagens naturais muito bem preservadas, onde muitos têm hotéis e pousadas de diversos tipos e preços dos mais modernos aos mais tradicionais. São tantos que não dá para citar aqui, quem sabe um dia faço uma matéria contando das principais.
No Brasil também existem fontes termais em quase todo Brasil (também chamadas de termas), as mais conhecidas são em Caldas Novas e Rio Quente em Goiás, ou Águas de Lindóia em São Paulo. Contudo existe varias espalhados pelo Brasil como Araxá, Nova Prata , Iretama e muitas outras que tem suas pousadas e serviços que sempre variam entre hidromassagens, duchas escocesas e até tobo-águas e parques aquáticos. É até mais viável para o povo brasileiro, já que nem todos podem visitar uma Onsen no Japão.
Como ultimo adendo, é bom falar algumas citações famosas de àguas termais que conheço. Uma delas é uma leve menção às propriedades das aguas termais em Samurai X (Rurouni Kenshin), onde Makoto Shishio toma posse de um vilarejo por conta das àguas termais do local. E outra menção bem mais notória são as fontes da Pensão Hinata, em Love Hina. Desnecessário mais explicações, pois a pensão é algo notório demais na história do mangá/anime.
Espero que vocês tenham curtido mais essa matéria, e vamos nos aproveitar numas fontes termais. See You Next Time.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_termal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Onsen
http://www.nippobrasil.com.br/3.turismo/550.shtml
http://www.nippobrasil.com.br/3.turismo/302.shtml
http://curtindoojapao.com/relatos/log/eid90.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Takeda_Shingen