“Pra que serve o amor?
A gente conta todos os dias
Histórias insensatas
Pra que serve amar?”
Assim começa a música interpretada pela cantora francesa Edith Piaf e por Theo Sarape, que serve de background para o curta animado “A quoi çà sert l’amour” de Louis Clichy, hoje animador da Pixar, e que já fez parte da equipe responsável pelos filmes UP e Wall-E.
A animação ilustra de maneira bem dinâmica e divertida o que seria o amor a partir do dia-a-dia, citando coisas como o primeiro encontro ao acaso, brigas, separações e reencontros de um jovem casal de Paris.
No clima inspirado pelo dueto Frances, o casal parece digladiar para entender e chegar à resposta tão sonhada, para que afinal serve o amor? Para no final, percebendo que foram feitos realmente um para o outro.
Em uma entrevista, Louis responde o motivo de ter gostado trabalhar no curta e porque foi tão bem recebida na França e na internet.
Entrevistador: O seu curta-metragem “A quoi ça sert l’amour” ficou muito famoso na França e através da Internet. A qualidade do storyboard e o ritmo são fabulosos. Pode-nos contar um pouco de seu processo para alcançar tal um passeio?
Louis: Eu gostei de “A quoi ca sert l’amour”, porque tem uma construção emocional enorme, pois a música em si já faz uma base fantástica para trabalhar. É basicamente um dueto entre uma menina e um menino que luta sobre a questão de: o que é o amor? Isto traz questões engraçadas para ilustrar.
É uma animação bem conhecida, mas vale apresentar a quem nunca viu e relembrar aos aficionados que não deixam passar um vídeo do You Tube.
“Eu, eu escutei dizer
Que o amor faz sofrer
Que o amor faz chorar
Pra que se serve amar?”