Nihon no Sekai – Você é Otaku?

Bom, antes de qualquer coisa irei fazer a pergunta: Você se considera Otaku?

Evento_anime
Acho que todos ai são

No significado real da palavra, Otaku é aquela pessoa aficionada por alguma coisa, seja ela somente animes e mangás, ou action figures, tem que ser fissurada naquela coisa. Aqui no Brasil, normalmente o termo é associado àqueles que gostam da cultura japonesa e seus derivados, mais pendendo para os animes e mangás, e em alguns casos abrangendo também o J-Pop, J-Rock, Visual Kei, Tokusatsu (ou “Tokusaco”, como certos membros deste site dizem) dentre outras coisas vindas da cultura nipônica. Porem o termo anda sendo usado de maneira pejorativa.

Anatomia de um Otaku, segundo a internet
Anatomia de um Otaku, segundo a internet

Em longas conversas com meus amigos, um deles soltou a seguinte frase: “estão tratando os Otakus como idiotas. Eu sou Otaku, mas não sou idiota!”. De inicio eu zuei, mas depois fui ver e para os que não estão imersos nesse meio realmente somos tratados como tal. Normalmente em eventos de anime em geral, nos encontramos com pessoas com alegria excessiva, que se diverte com pouca coisa, ao ver seu personagem favorito sendo representado por alguém (os famosos cosplayers) ou então simplesmente pro ver alguns amigos que não costuma ver há muito tempo, salvo em eventos como este. Para nós, isso é absolutamente normal (eu sou esse tipo de pessoa), porem em alguns casos temos que dar o braço a torcer, pois algumas situações nos dão uma extrema raiva, como exemplo o excesso de “kawai,kawai” ou de outros termos nipônicos, como “sugoi”, “iosh” entre outras coisas. Mas há aquelas pessoas que temem ser chamadas ou se denominar otaku por conta da imagem que as pessoas fazem da gente, principalmente quem tem mais idade, já que para os não imersos nesse universo esse tipo de ação é “coisa de criança” ou coisas mais baixas que isso.

Conhece isso ai?
Conhece isso ai?

Porem, esse tipo de coisa nada mais é do que uma imagem feita superficialmente pelos outros. Ser Otaku não é apenas se vestir como seu personagem favorito ou ir em eventos. O simples fato de gostar de uma série, seja anime, mangá, Tokusatsu ou Live Actions já o torna um Otaku. Não tenha medo desse termo ser usado de maneira pejorativa, pois vale lembrar que antigamente o termo Nerd também era usado de forma ofensiva e hoje é uma condição que muitos afirmam ser com o peito aberto. Se gosta de alguma coisa, não mais tenha medo de mostrar isso, com medo da opinião alheia.

Porem é fato de que as características do publico Otaku rende inúmeras piadas na internet, e até mesmo entre os próprios Otakus. A prova disso é a página da Desciclopédia sobre o termo, mas só veja caso não se importe com opiniões diversas, pois o artigo é um tanto ofensivo para alguns mais puristas. Porem garanto que irá rir bastante e até achará algumas coisas com um certo sentido no artigo. Vejam no link:

http://desciclopedia.org/wiki/Otaku

Mesmo depois disso, eu ainda sou Otaku, e você?