Nihon no sekai – Matsuri / festivais

Retornando do esquecimento, as colunas sobre cultura japonesa estão de volta. E agora falando de um assunto muito popular nas terrinhas nipônicas, os Festivais também conhecidos como Matsuris.

DCF 1.0Matsuri siginifica em um sentido literal festa ou festival, mas só utilizado quando se refere somente a festivais, mas sendo bem popular, sendo que cada parte do Japão tem seus festivais regionais, apesar dos festivais serem comemorados em todo o Japão .

A maioria dos festivais tem origens ou em tradições ou lendas Xintoistas, sendo que cada festival tem um significado próprio, uma pena que muitos destes significados se perderam no tempo. Por exemplo o Haru Matsuri (Festival da Primavera) é culturalmente feito para homenagear os deuses Xintoistas pela primavera e pela inspiração primaveril, que acreditam que sem essa inspiração as artes japonesas não viriam a existir.

O Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) representa a comemoração a uma lenda referente à uma princesa deusa chamada Orihime, tanabataque foi apresentada pelo pai a um jovem chamado Kengyu, e se apaixonaram. Porem como o romance deles estava afetando as funções celestias de ambos, o pai de Orihime , chamado Tentei , manda cada um para um canto do Céu e os dois só podem se ver uma vez ao ano. E como a estrela que representa cada um, Vega (Orihime) e a Altair (Kengyu) só ficam visíveis no céu no mesmo dia, uma vez ao ano é o dia que é feito o festival, realizado geralmente entre julho e agosto. Neste festival é comum amarrar pedidos em arvores de bambu para serem realizado até o próximo festival.

O festival mais importante para os japoneses é o de Ano Novo, que já fiz uma matéria na Nihon no Sekai. Esses festivais são usados no Japão ultimamente para reviver as tradições japonesas, sendo comuns nestes festivais os japoneses vestirem roupas da época feudal japonesa, ajudando bastante o turismo local.

Hina_matsuri_displayE existem vários outros festivais interessantes como o Hina-matsuri (Festival das Bonecas) ou Dia das Meninas onde os japoneses enfeitam as casas com bonecas de porcelana representando a casa imperial, e esse dia é dedicado as meninas. Em contra ponto existe o Kodomo-no-hi(Dia Das Crianças ou Festival dos Meninos) onde os japoneses estendem no lado de fora da casa bandeiras em forma de carpas, um para cada homem ou menino na casa e esse dia é dedicado aos meninos. Há outro evento similar chamado de Shichi-go-san,que significa literalmente sete-cinco-três,onde meninas de 7 ou 3 anos e meninos de 5 são levados aos templos para pedir por saúde, normalmente feito dia 15 de Novembro.

No Brasil as colônias japonesas regularmente realizam alguns destes festivais como o Haru Matsuri e o Tanabata Matsuri. Em são Paulo estes eventos são realizados na Liberdade (onde mais seria?!) mas também sendo realizados em diversos estados.

É isso pessoal, mais um Nihon no Sekai. Espero que tenham gostado das informações e See You Next Time!

See you Next Time
See You Next Time

 

Fontes:

http://www.kamakuratoday.com/e/event/event2.html

http://www.matsuri-ma.com.br/site/matsuri

http://sakura_athina_sely.vilabol.uol.com.br/harumatsuri.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tanabata

http://www.japaoinfotur.org/a5.asp

http://www.culturajaponesa.com.br/htm/japao_festivais.html