Animação – Dia Internacional da animação

Olá leitores,

No dia 28 de outubro é o dia internacional da animação. O mundo todo entra nessa comemoração com mostras simultâneas, palestras e diversas atividades. Foi nesta data que, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas.

Para comemorar trouxe duas animações nacionais apresentadas na edição de 2011.

A primeira é O Diário da Terra dirigida por Diogo Viegas, onde uma menina narra como são os dias na terra bem a sua maneira enquanto é ilustrada por um “livro” animado. Seguindo a tendência atual de sustentabilidade ela nos traz ao final, uma lição bem de preservação e carinho com o planeta.

A segunda é A Fábula da Corrupção dirigido por Lisandro Santos que como diz sinopse própria:  “Em um armazém de beira de estrada, um homem

vive em paz com seus animais de estimação: o cão vigia a casa, o gato caça os ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.”

Acessem http://www.abca.org.br/dia/index.php e confiram a programação e eventos.

Até a próxima e um Omegabraço.

O Diário da Terra 

A Fábula da Corrupção