Nihon no Sekai – Comida

AEEEW Galera, mais uma vez a Nihon no Sekai no ar, e dessa vez falando sobre comida, comida japonesa .  Quando se pensa em comida japonesa, o primeiro pensamento é o sushi, não é?  Mas saibam que não é um prato que eles comam todo dia, ou toda semana.  O sushi que a gente conhece hoje é totalmente diferente do que era, quando foi criado.

O sushi foi originalmente criado pra conservar o peixe em viagens, pois enrolando ele em arroz cozido demorava pra estragar, sendo perfeito pra longas viagens. Mas ai você fala, “é, mas tem a deliciosa yakissoba”.Ai eu te digo que yakissoba é o nome japonês do prato, mas ele é chines e o seu nome original é Chop Suey . Ai você começa a discursar sobre o Lamen, que é um prato extremamente  popular no Japão, tem barraquinha em tudo quanto é canto. Saiba que o lamen também é um prato chinês, mesmo sendo muito mais popular e amado no Japão do que na China.

teishoku

Mas ai vocês se questionam o que os japoneses comem todo dia ? Eles comem o Teishoku, que é uma combinação de arroz branco, alguma mistura que vai de desde carne ou frutos do mar até uma espécie de croquete normalmente feito a base carne moída,  alguns cozidos de verdura , e geralmente o conjunto é completo com missoshiro, uma sopa a base de missô. Em alguns restaurantes eles acrescentam mais coisas nos pratos, mas no básico do dia a dia é isso.

 

 

Karê

Outro prato que você deve conhecer com certeza é o Karê, que nada mais é do que um cozido de legumes e carnes variando de vaca, frango, porco e frutos do mar, com tempero a base de curry indiano (e outros temperos), e normalmente mel,  deixando o sabor levemente adocicado mas bem apimentado, e comido com arroz branco. Algumas pesquisas apontam que o Karê é o prato mais popular do Japão, sendo consumido pelo menos uma vez por semana na terra do sol nascente. Então “Haja Karê”.

 

Takoyaki

Saibam que a culinária japonesa é bem distinta e bem variada, contudo uma coisa é comum que o paladar do japonês é mais adocicado,  então até  nos pratos salgados tem um leve sabor adocicado/agridoce, e isso pode ser visto em pratos tradicionais japoneses, como sukiyaki  ou o takoyaki.

Existem vários pratos que não agradaria o paladar da maioria dos brasileiros, como o “Tamago Kake Gohan” que é basicamente arroz cozido com ovo cru e vários temperos, sendo os principais shoyo e cebolinha.  Eu acho delicioso, mas como tem muitas pessoas que já se sentem enojadas com sushi, esse prato para alguns pode ser uma afronta ao paladar. Mas há inúmeros outros pratos que fariam os brasileiros verem melhor a cozinha nipônica

Sukiyaki

Detalhando melhor dois pratos citados acima, o Sukiyaki é um ensopado de legumes e frango,e o Takoyaki é  um bolinho frito recheado com polvo e coberto com um molho a base de shoyo. E também há o Tempurá , que são legumes empanados e fritos que são deliciosos. E é um prato que possivelmente agradaria ao paladar brasileiro, assim como outros. No mais, tente deixar os preconceitos de lado e venha experimentar a culinária japonesa, pois não irá se arrepender.Espero  que tenham aberto pelo menos um pouquinho a sua visão sobre culinária japonesa , curtam essas e outras matéria e “See You Next Time

See You Next Time

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Jap%C3%A3o

http://comidajaponesa.net/category/receitas-japonesas/

http://madeinjapan.uol.com.br/2010/02/17/curry-e-a-comida-mais-popular-do-japao/