Nihon No Sekai – Tokusatsu Project 06 – Kyodai Hero

AEEEWWW Galera! Finalmente voltando com a Nihon No Sekai e com mais um capítulo do Tokusatsu Project. E encerrando os tópicos de gêneros do tokusatsu com os Kyodai Heroes, um gênero pouco conhecido ultimamente, mas bem relevante para as histórias dos tokusatsus em geral.

O gênero de Kyodai Hero é classificado como todos os heróis gigantes que não pertencem à família Ultra, mesmo porque a própria Tsubaraya (Productions, responsável por Ultraman e derivados) produziu diversos Kyodais Heroes. A palavra Kyodai Significa gigante, enorme, muito grande, e você “tokufan” velho ou você jovem que já assistiu Changeman saibam que sim, o nome do Gyodai é um trocadilho japonês com a palavra Kyodai.

A primeira série de Kyodai Hero foi uma adaptação de um mangá do gênio Osamu Tezuka chamado Magma Taishi, que por aqui veio como Vingadores do Espaço, e foi ao ar em 1966 exatamente um dia após o termino de Ultra Q, que deu origem a família Ultra. Mas diferente de que muitos pensavam não foi um grande sucesso mesmo sendo baseado numa obra do Tezuka. Contudo em 1967 a nossa grande e conhecida Toei lança o Gigant Robot, conhecido popularmente aqui como Robô Gigante, o que fez um grande sucesso junto com Ultraman e trazendo outras produtoras a criarem Kyodais Heroes.

Mas a partir de 71 tiveram varias produções como Fireman, Mirror Kamen, Silver Kamen, Iron Kin, Thunder Mask, o grande e famoso Spectreman, etc.  mas houveram bizarrices do gênero como Red Man, produzido pela Tsubaray, que era uma série de 5 minutos por episodio, e o programa era basicamente luta com monstros gigantes sem muita história, feito para um programa de variedades. No mesmo padrão foi feito Go! Godman, a primeira produção da Toho em séries nesse gênero.

Houve varias produções controversas como Daitetsujin 17, criada pelo nosso velho amigo Shotaro Ishinomori e muitos acusam de plagio de Gigant Robot ou Megaloman, que foi meio uma mistura de Super Sentai (já que tinha um grupo de 5 combatentes), mas onde só o principal se transformava e ficava gigante numa aparência que lembra muito atores do teatro Kabuki.
Mas vocês pensam que os Kyodais Heroes ficaram livres da “americanização”? Ledo engano, pois em 1994 a série de 1993 Denkou Choujin Gridman foi adaptada para o publico americano como Superhuman Samurai Syber Squad que teve duas temporadas.  Porem depois de Gridman não houve mais séries desse gênero na década de 90.

Em 2000 foi feita uma tentativa de revitalização do Gênero com a série Mikazumi, mas a série não teve tanto sucesso, principalmente comparado a Kamen Rider Kuuga. Aliás, foi na mesma época do ressurgimento das séries de Kamen Rider que continua até hoje. Mas com os Kyodais Heroes foi diferente,  pois com esse fracasso, o gênero ficou sem novas séries  até 2005, quando saiu Mirrorman Reflex, que fez um relativo sucesso gerando no ano seguinte Seibutsu Suisei Woo,  que não fez o mesmo sucesso  sendo a ultima série produzida de Kyodais Heroes.

No Brasil vieram poucas dessas séries, somente Vingadores do Espaço e Robô Gigante que foram exibidos pela década de 70 e 80 inicialmente na TV Tupi e depois na Rede Record.  Spectreman foi exibido na década de 80 na Record e depois na TVS que veio a se chamar depois SBT, e depois disso somente  por volta do final da década de 90 a americanização Superhuman Samurai Syber Squad ou como eu me lembrava o Esquadrão SuperHuman Samurai .Galera, eu espero que tenham curtido esse gênero e muitas coisas, e é bem provável que seus pais ou seus avôs, dependendo da sua idade devem ter visto alguma destas séries por aqui. É isso e See You Next Time.

See You Next Time

Fontes :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tokusatsu
http://en.wikipedia.org/wiki/Kyodai_Hero
http://radioativoblog.blogspot.com.br/2010/02/tokusatsu-parte-4-kyodai-heroes.html
http://animesatsu.blogspot.com.br/2012/04/fireman-mais-um-kyodai-hero.html
http://www.tokubrasil.com/v2011/index.php?option=com_content&view=article&id=199:1966-vingadores-do-espaco&catid=44:kyodai-hero&Itemid=76
http://www.tokubrasil.com/v2011/index.php?option=com_content&view=article&id=202:1968-robo-gigante&catid=44:kyodai-hero&Itemid=75
http://tokusatsus-download.blogspot.com.br/2009/04/lista-de-kyodai-heroes.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Denkou_Choujin_Gridman
http://en.wikipedia.org/wiki/Ganbaron
http://en.wikipedia.org/wiki/Iron_King
http://www.tokufriends.net/forum/index.php?topic=3534.0
http://superheroisemgeral.blogspot.com.br/2011/01/thunder-mask.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Ambassador_Magma
http://en.wikipedia.org/wiki/Giant_Robo_%28tokusatsu%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superhuman_Samurai_Syber_Squad
http://pt.wikipedia.org/wiki/Spectreman