Nihon no Sekai – Tokusatsu Project 04 – Ultraman

Nihon sekai ultraman todos

Ola galerinha, Voltando à uma série antiga de Tokusatsus, o Tokusatsu Project, agora falando da franquia mais amada das terras nipônicas: Ultraman.

UltraQ

Tudo começa em 1966 quando Eiji Tsuburaya com a recém fundada Tsuburaya Production junto com a Tókio Broadcasting System, começaram a fazer uma serie chamada Ultra-Q (sim, não começou com Ultraman) a idéia original de Eiji era fazer uma série mais como “The Twilight Zone” onde aqui no Brasil ficou conhecido como “Além da imaginação”, com enfoco menor nos monstros, mas a emissora fez uma leve pressão(entendam como quiserem) para colocar monstros como Godzilla e Gamera que eram muito populares na época e eram propriedades intelectuais de Eiji que os criou na produtora Toho, que falaremos depois. Interessante falar que o nome da série foi inspirado no nome do personagem principal de um anime muito popular da época chamado “Obake no Q-Taro”, que tinha o apelido de Oba-Q e da manobra criada pela ginasta russa nas olimpíadas de 1964 extremamente difícil chamada “Ultra C”.

Com o sucesso do Ultra-Q , surgiu a tão famosa série Ultraman, que se iniciou no próprio ano de 1966 ao final de Ultra-Q, e foi até o ano seguinte 1967. Nesta série é que é contada a saga da nebulosa M78 de onde vem toda a família Ultra. Mas a série tem poucas evoluções depois disso, o que causou a baixa audiência em Ultra Seven no ano seguinte e gerou a Ultra Fight em 1970, que não eram nada mais do que episodio com compilações de lutas do Ultraman e Ultra Seven reaproveitadas, num projeto com “Custo Zero”, mas mesmo assim renderem 130 episódios de +/- 5 min. Porem Eiji filmou mais algumas cenas com as roupas já existentes totalizando 196 episódios na série.

Nihon sekai ultraman adventure begins
The ultraman

Em 1971 a franquia ganhou uma nova série com o nome de Ultraman Jack, vindo a se chamar nos estados unidos como “The return of Ultraman” e no Brasil como “O Retorno do Ultraman”, produzidas pelo filho de Eiji, Hajime para homenagear a criação de seu pai que veio a falecer antes de realmente fazer a continuação do Ultraseven. Foi seguida a mesma linha deixada pela linha Ultraman e Ultraseven, com algumas variações da história surgiram nos anos seguintes às séries Ultraman ACE (1972), Ultraman TARO (1973) e Ultraman LEO (1974) onde este é o único que vem da nebulosa L77 na constelação de Leão.

Depois disso veio outra queda de audiência, que ocasionou outra pausa. Esta pausa gerou um anime chamado de “The Ultraman” em 1979, feita em co-produção com a Sunrise que no mesmo ano produzia também Mobile Suit Gundam, o que deu gás para produção de Ultraman 80. Fez um relativo sucesso, mas não o suficiente para gerar mais produções solos do Ultraman durante a era Showa.

Nihon sekai ultraman great
ultraman great
Nihon sekai ultraman powered
ultraman powered

Houveram alguns filmes e produções em parceria com estúdios australianos gerando o Ultraman Great que teve

13 episódios, e com estúdios americanos que gerou “Ultraman Powered” que também teve somente 13 episódios até seu cancelamento. Ambas não fizeram muito sucesso e sendo essas todas exibidas em seus países de origem. Mas alavancaram bastante a venda dos action-figures nos Estados Unidos e Austrália.

Mas renascendo na era Heisei a franquia Ultraman voltou com força total em 1996 com “Ultraman Tiga” chegando a ter três filmes e voltou popularizando as séries aonde vieram tendo quase uma série por ano desde 1996 a 2008. Após 2008 vieram mais filmes.

Nihon sekai ultraman todos

A história básica da Franquia Ultra se começa com explosão do sol da nebulosa M78 explodiu, mas o cientista Ultra-Elder no intuito de salvar o planeta cria um sol artificial para o planeta chamando-o de Plasma Spark, dando poderes aos que entravam em contato com esse sol, dando inicio a uma guerra com outros alienígenas. Com isso os habitantes do planeta Ultra criaram a Organização Intergaláctica para caçar toda a ameaça no espaço, onde sempre que a terra está em perigo um dos habitantes deste planeta vem a terra para destruir os monstros que querem dominar este planetinha tão pacato.

No Brasil basicamente somente as séries Ultra-Q , Ultraman e Ultra Seven foram exibidas por diversas emissoras desde a TV Tupi, até Bandeirantes, Record, Manchete, CNT, SBT até o ano de 1986, onde só com Ultraman Tiga sendo exibido em 2000 na rede Record e na rede 21. Mas a em 2004 foi trazidopela Impact Records o filme Ultraman The Next direto para DVD .

È isso, a história de uma das franquia mais populares no Japão, aqui é pouco conhecida , mas bem conhecida por nossos pais e talvez avôs. Então espero vocês nas próximas. See you next Time!

Nihon sekai ultraman seeyou
See You Next Time

Referencias:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ultraman

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultraman

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Regresso_de_Ultraman

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Ultraman

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultraseven

http://ultraman.com.br/site/

http://en.wikipedia.org/wiki/Ultra_Q

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Ultraman

http://www.tokubrasil.com/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=198&Itemid=134

http://www.tokubrasil.com/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=189:1966-ultraman&catid=48:ultraman&Itemid=126

http://www.tokubrasil.com/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=191:1967-ultra-seven&catid=48:ultraman&Itemid=127

http://www.tokubrasil.com/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=190:1971-ultraman-jack&catid=48:ultraman&Itemid=128

http://www.tokubrasil.com/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=192:1996-ultraman-tiga&catid=48:ultraman&Itemid=129

http://www.tokubrasil.com/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=232:2004-ultraman-nexus&catid=48:ultraman&Itemid=142

http://www.nebulosam78.com

http://en.wikipedia.org/wiki/Ultra_Fight

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultraman_Tiga

http://en.wikipedia.org/wiki/Ultraman_Tiga

http://www.ultraman.com.br/thenextdvd/next.htm