Nihon no Sekai – Projeto Tokusatsu – 00

Aew Galera. Bom, hoje vai começar uma seção Nihon no Sekai, que estava planejando há muito tempo, onde o assunto é a cultura oriental que está cada vez mais adentrando a nossa. Para quem ainda não percebeu, a primeira matéria é sobre tokusatsu.

Quem não conhece se pergunta: que diabos é tokusatsu?

A palavra tokusatsu é a contração de “tokushu kouka satsuei” que significa “filme com efeitos especiais” em japonês e, inicialmente, todo filme feito no Japão com efeitos especiais era considerado tokusatsu (já que surgiu principalmente com a série de filmes Godzilla iniciados em 1954, que fez por muito tempo a alegria pela terra do sol nascente). Com o tempo, o termo ficou conhecido por classificar as séries live-action de heróis.

1176209644597

Em 1960, surgiu o Nacional Kid. Mais tarde, em 1966, surgiram a conhecida série Ultraman e (a não tão conhecida) Magma Taishi (ou Vingadores do Espaço, no Brasil, que foi criada pelo nosso amado Osamu Tezuka, o mesmo de Astro boy); e assim até surgirem os gêneros que conhecemos até hoje.

E quem faz isso hoje em dia? Bom, no Japão, o tokusatsu ainda vive e existem algumas grandes produtoras que até hoje fazem  tokusatsus. Mas por quê? Porque faz sucesso, ora bolas! E ultimamente existem algumas grandes produtoras responsáveis por franquias famosas até aqui. São elas:

gao-vs-ssToei ou Toei Company é uma das produtoras de animes e tokusatsus mais famosas do Japão hoje em dia. Ela é responsável por franquias como Super Sentai e Kamen Rider, e também pela finada Metal Hero.

Tsuburaya foi criada por Eiji Tsuburaya (considerado um mago da televisão no Japão) e agora produz a franquia Ultraman, tido como o super-herói mais popular do Japão.

Toho é a responsável pelos filmes do Godzilla e pelos tokusatsus Cybercops, Guyferd, Gransazer, Justiriser e Sazer-X.

Takara foi inicialmente uma produtora de brinquedos e outras variedades (concorrendo diretamente com a Bandai); hoje possui um núcleo que produz tokusatsus como Madan Senki Ryukendo, Tomica Hero Rescue Force e, sua continuação, Tomica Hero Rescue Fire.

Mas com tanta coisa assim, como eu classifico os tokusatsus?

Durante os anos, surgiram duas classificações para o tokusatsu: A primeira (mais antiga) é uma classificação seguindo algumas regrinhas básicas baseadas nos tipos, e a segunda (mais recente) segue mais as franquias e gêneros da atualidade.

Na primeira classificação, podemos dividi-los em:

  • Super Sentai: todo tokusatsu composto de um grupo de três a cinco integrantes iniciais, com uma temática definida no nome e roupas.
  • Metal Hero: sozinho ou em um grupo de, no máximo, três integrantes e sem uma temática visual muito específica (mas geralmente tecnológica).
  • Henshin Hero: todo tokusatsu sobre um herói com uma temática visual definida geralmente por formas insetóides como gafanhotos (na era Showã) e besouros (na era Hensei) ou outras formas como leões (no Garo). Todas essas eras serão explicadas mais adiante
  • Ultraman: tokusatsu sobre um  ou mais heróis que são gigantes.
  • Other Hero: qualquer outro tokusatsu que não se encaixe nas classificações acima.

A segunda classificação (ou nova classificação) os categoriza assim:

  • Super Sentai: todo tokusatsu pertencente à franquia Super Sentai produzida pela Toei.
  • Kamen Rider: todo tokusatsu pertencente à franquia Kamen Rider produzida pela Toei.
  • Metal Hero: todo tokusatsu pertencente à franquia Metal Hero produzida pela Toei.
  • Ultraman: todo tokusatsu pertencente à franquia Ultraman que é produzida pela To… Ei! Não é a Toei, é a Tsuburaya.
  • Other Hero: todo tokusatsu com personagens em tamanho natural não fazendo parte de nenhuma dessas franquias e hensin hero tornando uma das suas subdivisões.
  • Kyodai Hero: todo tokusatsu com personagens em tamanho gigante não pertencente a nenhuma dessas franquias.

Mas por que dessa mudança? Porque a segunda e “nova” classificação é a seguida no Japão e a antiga foi feita pelos fãs familia_ultraman_vai_ao_estadiobrasileiros em meados de 96 (Antigo, né? Desde que ganhei meu primeiro computador que pesquiso isso).

E se Otaku é quem curte anime e Nerd é quem curte ficção científica dentre outros temas, quem gosta mais de tokusatsu é o quê? Idiota. NÃÃOOO (em muitos casos). Quem gosta de tokusatsus é TOKUFAN.Eu mesmo sou um grande tokufan (se é que alguém ainda não percebeu).

Outra pergunta: se isso já fez tanto sucesso assim, por que não vem mais para cá?

Em 1992, uma produtora ocidental chamada Saban Entertainment  fez um contrato com a Toei (que possui os direitos de exibição no ocidente) e eles adaptaram os tokusatsus para uma história mais “americanizada” (um dos produtos dessas adaptações é a conhecida série Power Ranger). Em 2001, a Saban foi comprada pela Disney que a partir daí foi a responsável pelas suas adaptações.

E quanto aos tokusatsus não produzidos pela Toei? Bem, eles só não vêm para cá porque ninguém compra os seus direitos de exibição, mas parece que isso começa a mudar quando a Focus e a Rede TV trazem o Madan Senki Ryukendo.

1

Isso é só o início. Vai ter muito mais pra vocês. See you next time.

Fonte :

http://www.tokubrasil.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=89:o-que-e-tokusatsu-&catid=58:materias&Itemid=72

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tokusatsu