Red Dead Redemption e o Opost

Depois de um pequeno atraso, aqui estou para mais um Opost. Nessa semana falarei de Red Dead Redemption, um jogo que me conquistou por diversos fatores e irei contar quais foram. Red Dead Redemption é um jogo produzido pela Rockstar e foi lançado no ano de 2010. Quando perguntam o que é RDR, sempre costumo ouvir que ele é um GTA no velho oeste, mas discordo. Ele é um sandbox sim, mas tem uma pegada diferente. Eu gosto de gta, contudo todos sabem que a historia do gta é sempre clichê e não tem profundidade e esse é o principal fator que diferencia gta de RDR.

Red Dead Redemption se passa no ano de 1911, em três estados fictícios que fazem fronteira com Estados Unidos e México.  O Protagonista da historia é John Marston, um ex-criminoso que está tentando sua “redenção”. Você começa o jogo sem saber muito da historia de John Marston e com o passar do tempo começa a entender o porquê dele estar passando por tudo aquilo. A historia é bem feita, mas pare me prevenir de dar spoilers, não vou me aprofundar nela.

Red Dead Redemption foi um jogo muito bem avaliado e muito bem premiado. Entre muitos prêmios que recebeu na VGA, o principal foi o de melhor jogo do ano. A historia bem estruturada, os gráficos bem acabados, a trilha sonora impecável, a jogabilidade bem fluida, detalhes dos personagens e ambientação imersiva ajudaram a tornar RDR em uma verdadeira obra de arte.

Toda a interação que você tem com as pessoas a sua volta e as mudanças que acontecem no jogo conforme você avança, são fantásticas. As musicas do jogo ajudam a atenuar o ambiente “Western” e deixam você cada vez mais imerso no jogo. Red Dead Redemption é uma grande “caixa de areia” e permite que você capture bandidos procurados, trabalhe como vigia noturno ou até jogue poker. Variedade é o que não falta e de acordo com suas atitudes e escolhas durante as missões principais e side quests o jogo lhe dá, ou retira, alguns pontos de honra, você realmente sente como se estivesse alterando o mundo a sua volta. Quando se acumula muitos pontos de honra e fama, as pessoas te cumprimentam nas ruas, os xerifes chamam você para algumas missões. Quando se tem uma baixa reputação as pessoas te olham com desdenho, te xingam e falam mal de você. O mais importante de tudo isso, é que você pode usar uma bandana para cobrir o rosto e dessa forma não alterar seus pontos de honra e fama.

Mas Kevin, o jogo é perfeito? Não, caros leitores, ele não é um jogo perfeito. Em meio ao enorme mapa e as muitas missões você pode se deparar com alguns Bugs, mas nada que tire você do clima do jogo. Os Bugs ajudam RDR a ser um jogo único. O meu problema é com o sistema de carma que em determinadas missões parece não existir, contudo Red Dead Redemption não deixa de ser um jogo excepcional e está no topo da minha lista de tops.

A Rockstar é uma empresa que sempre se destaca e supera as expectativas, trazendo bons jogos, mesmo sendo jogos polêmicos, eles cumprem com excelência o seu propósito de entreter.Como já disse anteriormente, Red Dead Redemption( adoro digitar o nome desse jogo) é um jogo de 2010, e embora possa parecer muito tempo pra alguns e pouco para outros, ele continua não perdendo em nada para os lançamentos de hoje.